CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


A Escola Municipal José Marinho de Lima situa-se na Avenida Manoel Messias de Lima, nº 266, na sede do município de Mirante – Bahia. É assistida pela DIREC 13 – do município de Jequié – Bahia. Foi criada pela Lei municipal nº 067/99 de 02 de setembro de 1999. Possui autorização precária para funcionamento através da portaria nº. 11 de 26 de abril de 2004, processo nº 0015138-0/2000, publicado no Diário Oficial da Bahia.
A referida unidade escolar iniciou sua atividade em 22 de março de 1999 com total de 200 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de 8 anos, organizada em dois turnos, sendo: Matutino e Vespertino com quatro turmas respectivamente. Os alunos pertenciam a uma faixa etária de 07 a 12 anos. Na época de criação teve a diretora Valdinólia Costa Santos respondendo pela escola até abril de 2001.
A denominação José Marinho de Lima se deu em homenagem a um antigo morador da comunidade, filho de uma das famílias mais antiga da região conhecida antes por Monte Alegre. No inicio a escola funcionava com 200 alunos.
Atualmente a escola atende 307 alunos de 1º e 2º ano, 2ª, 3ª e 4ª série com períodos anuais, com 13 turmas, sendo 6 no turno matutino, 6 no vespertino e 1 no noturno. Quanto ao horário de funcionamento, as turmas estão assim distribuídas: no período da manhã: 1º e 2º ano, 2ª, 3ª e 4ª série, e 1 sala funciona o projeto de alfabetização alfa beto para alunos com distorção idade série, com início às 07h40min’ e término às 11h30min’. No período da tarde: 1º e 2º ano, 2ª, 3ª e 4ª série, e 1 sala de aceleração do projeto alfa beto para alunos com distorção idade série, com início às 13h00min’ e término às 16h50min’. No noturno oferece ensino para Jovens e adultos, com início às 19h00min’ e término às 22h00min’.
Uma instituição de ensino responsável que transmite conhecimentos, educa para a vida, transmitindo valores e desenvolvendo competências que leva a formar cidadãos participativos, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais justa, com melhores condições de vida.
Valores:

  • Transparência: Valorizamos uma cominicação abeta e honesta no trabalho coletivo;

  • Credibilidade: Trabalhamos com elevado censo de compromisso, seriedade e respeito pela qualidade de ensino;

  • Igualdade: Tratamos com equidade nossos alunos;

  • Solidariedade: Buscamos a colaboração e o espírito de equipe na unidade escolar.
Visão de Futuro: 

  • Buscar a valorização do educando como pessoa e cidadão;

  • Buscar a melhoria de qualidade de ensino de nossa escola colocando o educando como centro do processo procurando oferecer subsidio que o ajude no seu desenvolvimento mental, físico e social, conduzindo-o a formação de um cidadão pensante e conhecer de seus direitos e deveres.